sábado, 25 de fevereiro de 2012

Comece bem o seu dia! Alimente-se…



A cada dia que passa, nosso tempo parece estar cada vez mais curto. O corre-corre, agitação, ansiedade e falta de tempo são fatores que temos que conviver, porém não podemos permitir que coisas importantes sejam deixadas, por exemplo, a nossa qualidade de vida! Precisamos sim, trabalhar, estudar, dar conta do recado, mas jamais podemos deixar de nos preocupar com nossa alimentação. É importante começar o dia bem alimentado. Infelizmente nem sempre é possível para alguns!
Fazer da primeira refeição a mais importante é uma questão de hábito, e nossos hábitos são criados por nós mesmos. Ao despertarmos para um novo dia, nossas reservas energéticas estão reduzidas e precisam ser repostas para começarmos bem o dia. A atenção deve ser dobrada em relação, principalmente, aos adolescentes, pois na ânsia de aproveitar o tempo, acabam saindo para a escola e atividades sem antes fazer a primeira refeição. Existem pessoas que acreditam que pulando a primeira refeição poderão ter êxito quanto à perda de peso, mas a situação pode ser revertida quando se trata da primeira refeição.
Muitas pesquisas comprovam maior prevalência de sobrepeso ou obesidade em pessoas que não fazem a primeira refeição, pois geralmente aumentam a ingestão nos intervalos ou pior, à noite, quando já estão relaxados das atividades diárias.
E aí, o que comer? Quais alimentos devem fazer parte de nossa primeira refeição? A composição dos alimentos ingeridos nessa refeição deve ser considerada de suma importância. Ela deve ser composta pelos três grupos de alimentos: reguladores, energéticos e construtores.
Um bom desjejum deve conter de duas a três porções de alimentos reguladores que são ricos em vitaminas e minerais, os quais controlam diversas funções do organismo e também auxilia a regularidade no funcionamento do intestino. Fazem parte dos alimentos reguladores: frutas, verduras, vegetais e hortaliças. Deve conter uma porção de alimentos energéticos que são essenciais para promover energia, força, vitalidade. Uma boa dica é voltar ao tempo onde no desjejum se consumia mandioca, batata doce, cará, milho, mingau de aveia, tapioca, pão integral, canjica e sucrilhos. E por fim deve conter uma porção de alimentos construtores que, como o nome já diz, reparam e constroem a estrutura corporal através das proteínas; são eles: castanhas (nozes, amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju, etc.), soja, tofú, iogurte, azeitonas, quinua (cereal importante onde contém todos os aminoácidos essenciais). Uma boa opção é ter sempre em casa pronto para o consumo: granola, iogurtes e pão integral. Nos intervalos, dê preferência à ingestão de frutas e água. Tome por dia pelo menos dois litros de água.
E, finalmente, não esqueça de alimentar-se espiritualmente. Tenha sempre em mente I Coríntios 6: 19-20:
“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, os quais tendem da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

Um comentário:

  1. Olá Meri, adorei o post.A priemira refeição é sempre a mais importante aqui em casa.
    bjks querida e um ótimo fim de semana.
    http://meumundorosamel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O que você achou dessa postagem?
Comente e siga o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...