quinta-feira, 5 de abril de 2012

Xampu sem sal não é melhor do que xampu comum, diz pesquisa


Seu cabeleireiro pode até recomendar, mas, de acordo com um estudo brasileiro recém-publicado, o xampu sem sal não é melhor do que o comum.
O trabalho, feito por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da USP (Universidade de São Paulo), testou os cosméticos em laboratório e em voluntários. O artigo foi publicado na última edição da revista “Cosmetics & Toiletries (Brasil)”.
De acordo com a farmacêutica Vânia Rodrigues Leite e Silva, autora principal e pesquisadora da Unifesp, os especialistas já desconfiavam do resultado. “O sal é uma matéria-prima muito usada para deixar o xampu mais viscoso. É um componente solúvel em água que é eliminado na lavagem.”
Foram analisadas mechas de cabelo naturais, tingidos e alisados. Um teste avaliou a penteabilidade das mechas, com equipamentos. Depois, três voluntárias usaram os dois tipos de xampu e os resultados foram analisados por um banca de cabeleireiros treinados.
Para aumentar os efeitos, os produtos usados tinham 7% de cloreto de sódio –normalmente, os xampus comuns têm em torno de 1%. Mesmo assim, tanto o xampu sem adição de sal quanto o comum tiveram os mesmos resultados em brilho, maciez, volume e facilidade de pentear.
“Existe a ideia de que cabelos tratados quimicamente precisam de xampu sem sal. Não é verdade.”
MITO DO SAL
O sal ficou com má fama porque as pessoas o relacionam com a água do mar, diz o farmacêutico e cosmetólogo Maurício Pupo. “Quando as pessoas vão à praia, ficam com o cabelo ruim, mas não é por causa do sal. A água do mar tem restos de substâncias orgânicas e inorgânicas.”
Isso sem falar na areia e no vento. “A indústria usou esse argumento para fazer a propaganda do xampu sem sal.”
Além de não fazer diferença, mesmo os produtos sem adição de sal podem ter o mineral. Muitas das matérias-primas usadas na fabricação do cosmético têm a substância, como o lauril sulfato de sódio. “O sal já está lá e não faz diferença”, diz Silva.
Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem?
Comente e siga o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...