segunda-feira, 14 de novembro de 2011

E o brinco era o que faltava!



Filme produzido baseado em relatos populares que especula a criação do quadro “Moça com Brinco de Pérola”, do pintor Johannes Vermeer. Idealiza que a moça retratada seja a criada Griet - holandesa bela, delicada, esperta e de gênio forte que prestou serviços domésticos a família de Vermeer. Além de nos permitir melhor visualizar os costumes e vestimentas da época, assim como a vida do pintor, com o filme temos acesso ao processo de preparação das tintas, fato que é pouco trabalhado em outros filmes sobre a época.
É possível observar também o motivo pelo qual a incidência das luzes sobre as pessoas e objetos nos quadros de Vermeer serem as mesmas em sua grande maioria: no filme, vê-se o ateliê do pintor e percebe-se que o lado oposto do local não seria bem aproveitado pela existência de portas e outros espaços que interfeririam nas composições dos quadros (perderia o fundo natural neutro), além do fato da melhor iluminação do ambiente provir das longas janelas do lado esquerdo do local. Outro fato curioso do filme foi a demonstração que Vermeer fez a Griet do uso da nova invenção adquirida, a câmara escura, como auxílio na pintura – era interessante, pois colaborava no enquadramento da cena a ser registrada.
O quadro em questão teve destaque não somente pela beleza, como pela singular ousadia. Foi pintado na penumbra, usando como iluminação somente uma vela, direcionada no rosto da modelo, diferentemente de outras obras suas e outras composições já analisadas.
O filme em si atinge sua proposta, de narrar brevemente a vida de Vermeer e perpetuar o mistério que envolve o quadro mais famoso do pintor.


Título Original:
Girl with a Pearl Earring
Gênero: Drama,
Direção: Peter Webber
Ano: 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem?
Comente e siga o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...