terça-feira, 31 de maio de 2011

Você gosta de Você?

Você gosta de você? Se não gosta, é possível aprender a gostar. Você pode aprender agora mesmo a ser gentil, amável e carinhoso com você mesmo. Se estiver acostumado a ser muito crítico e duro consigo mesmo, aprender a ser gentil com você mesmo pode exigir um esforço concentrado. Mas vale a pena!
Quando uma pessoa não gosta de si mesma, ela pode ficar vivendo com sentimentos negativos que podem ter sido originados quando era criança e que surgiram por que podem ter havido maus tratos. Daí você aprende a se maltratar também e fica fazendo isso muitos anos depois na sua vida!
Vamos parar com isto, claro, se isto existe em você. Você pode começar a dar tratamento carinhoso e respeitoso a si mesmo.
Em vez de se criticar, diga que fez o melhor que pode neste momento de sua vida, de seu dia. Você não tentou fazer o seu melhor? Então, para que se criticar?
Você pode despertar de manhã e dizer a si mesmo que merece um dia bom. Pode decidir cuidar bem de si durante o dia. Pode reconhecer que merece amor. Pode fazer alguma coisa carinhosa para você mesmo. Pode amar as outras pessoas e deixar que elas amem você.
Quando alguém lhe fizer um elogio, ao invés de dizer ou pensar ”Ah! Isso qualquer um faz!”, pare com este pensamento depreciador de si mesmo e diga: ”Muito obrigado!”. Dê os parabéns a você mesmo, aí no seu coração!
As pessoas que real mente amam a si mesmas não se tornam destrutivamente centralizadoras. Não abusam de outras. As pessoas que se amam bem aprendem amar os outros bem, também. Elas continuamente se transformam em pessoas mais saudáveis.
Ame a si mesmo hoje!
Fonte: Cézar Vasconcellos de Souza – psiquiatra / http://www.fazbem.com/voce-gosta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem?
Comente e siga o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...